Junho Vermelho: uma campanha de doação de sangue

O mês de junho é dedicado à mobilização da sociedade para a doação de sangue. Criada pelo Ministério da Saúde em 2015, a campanha Junho Vermelho objetiva incentivar o cidadão a ser doador. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, como a doença falciforme e a talassemia, além de outras situações em que seja necessária a transfusão.

Todos podem ajudar a salvar vidas. Em Barbacena, as doações de sangue acontecem no Posto Avançado de Coleta Esterna de Sangue – PACE todas as segundas-feiras, das 9h às 16h. As pessoas podem estar agendando um horário pelo telefone (32) 33392400 ou indo direto ao PACE.

Para doar sangue é importante

– ter e estar com boa saúde;

– não ter tido hepatite após 11 anos de idade;

– pesar acima de 50 quilos;

– ter idade entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização desse, com fotocópia do documento de identidade do responsável. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação antes dos 60 anos;

– dormir bem na noite anterior à doação;

– Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

OBSERVAÇÕES

– Não pode doar em jejum (pela manhã poderá tomar café, comer pão,fruta, biscoito – após o almoço ou jantar aguardar 3 horas)

– Caso esteja em uso de medicamentos, tenha se submetido a tratamento dentário ou vacinação recente;

– O doador terá que apresentar documento de identidade oficial e original com foto no ato de doação: