Cuidados aos bebês prematuros na Santa Casa

No dia 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, sendo que a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é também uma linha de cuidados ao Recém Nato em prematuridade, referência para mais de 50 municípios da Macrorregião de Saúde Centro Sul.
A unidade hospitalar possui em sua estrutura em funcionalidade há 21 anos na área específica, onde a Unidade de Terapia Intensivo – UTI Neonatal é provida com uma equipe multidisciplinar capacitada para detalhado cuidado a estes frágeis guerreiros que na Santa Casa nascem ou chegam na entidade em transferências reguladas pelo SUS FÁCIL.

Em 2021, precisamente até dia 31 de outubro, foram assistidos na UTI Neonatal, 212 bebês prematuros. Até o encerramento desta matéria, 6 bebês encontravam-se na unidade de UTI Neonatal; sendo que o menor prematuro em internação é uma menina que nasceu com idade gestacional de apenas 25 semanas, pesando 715 gramas.

É considerado um bebê em idade gestacional de prematuridade, aqueles que ao nascer, antecedem a vinda ao mundo antes de 37 semanas de gestação. Se o nascimento ocorre antes das 28 semanas ele é um prematuro considerado de prematuridade extrema.

O Brasil é o 10º país com mais partos prematuros no mundo, com cerca de 340 mil nascimentos de bebês nessas condições por ano, aponta a OMS; a lista inclui ainda China, Estados Unidos, Índia e Nigéria, sendo que 60% desses nascimentos ocorrem na África e no Sul da Ásia, o que demonstra o caráter global do problema. Vale destacar ainda que, no mundo ocorrem 15 milhões de nascimentos nesse perfil, ou seja, um em cada dez bebês nascem prematuros todos os anos, sendo que 1 milhão deles morrem, consolidando assim a prematuridade como a principal causa de mortalidade infantil até 5 anos de vida completos.

O dia da prematuridade, 17 de novembro é uma data escolhida pelo significado especial para Jürgen Popp, um dos fundadores da EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants), que tem parceira com ONG prematuridade.com; onde após a morte de seus trigêmeos prematuros, em dezembro de 2006, ele tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008. Ao mesmo tempo, o March of Dimes, organização de caridade americana para prematuros e recém-nascidos teve uma ideia semelhante e lançou Dia da Consciência para a Prematuridade, em 17 de novembro, nos EUA.

“Nos dá Santa Casa temos a honra em ser escolhidos como um ‘Hospital Amigo da Criança’ e ainda estarmos constantemente em busca das melhores escolhas para apoio às famílias em momento de tamanha fragilidade ao nascer de forma prematura, entendemos que nossa profissão é escolhida por Deus e que nosso papel é apoiar a equipe e pacientes em todas as vitórias e insucessos causadas e vivenciados constantemente envolvendo-nos com tamanha fragilidade e força que cada prematuro nos dá a dádiva de vivenciar”, pontuou Marcilene Dornelas, diretora Assistencial da Santa Casa.