PACE de Barbacena já coletou mais de 3 mil bolsas de sangue

O Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue – PACE de Barbacena só tem a agradecer a todos os doadores de sangue por este gesto tão nobre que permite ao PACE levar vida a milhares de pessoas. E também para festejar, pois nestes dois anos de pleno funcionamento e com portas abertas celebramos no domingo, dia 28, com muito empenho as 3.351 bolsas de sangue coletadas. Importante ressaltar que cada bolsa de sangue ajuda a salvar no mínimo 4 vidas. E realizando um cálculo ainda maior, em torno de 13 mil pacientes tiveram a oportunidade de serem atendidos.

Para ser um doador é preciso estar com boa saúde; não ter tido hepatite após 11 anos de idade; pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 18 e 69 anos, sendo que os jovens de 16 e 17 anos poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização desse, com fotocópia do documento de identidade do responsável. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação antes dos 60 anos; dormir bem na noite anterior à doação; e não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.



O PACE de Barbacena tem atendimento às segundas-feiras, das 9h às 15h. Atualmente trabalha com agendamento de 25 pessoas e outras 25 por doação espontânea. Todo o material coletado no PACE vai para o Banco de Sangue do Hemominas, em Juiz de Fora, onde passa por um processo de fracionamento físico-químicos. Depois de todo analisado, é distribuído aos hospitais, entre eles a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.